Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O DIA DA PIZZA, 10 DE JULHO, COMEMORADO EM GUARUJÁ

Quando falamos nesta iguaria, conhecida como “redonda”, pensamos na Itália, mas, na verdade, a pizza, tão consumida no mundo inteiro e referência paulistana, tem a sua origem ligada aos hebreus e egípcios e nasceu há 6.000 anos.

O “Pão de Abrahão”, uma fina camada de massa era consumida por aqueles povos. Semelhante ao pão sírio, foi chamada de”piscea”, daí o nome pizza.

Muitos anos mais tarde, os italianos passaram a colocar sobre a massa fina dobrada ao meio, o tomate. A iguaria era semelhante a um sanduíche.

Em 1889, o padeiro napolitano Raffaele Espósito que servia o rei Umberto l e a Rainha Margherita resolveu inovar e adicionou à massa, mussarela, tomate e manjericão, reproduzindo as cores da bandeira italiana e denominou a iguaria de “Pizza Margherita”, homenageando a rainha.

A partir deste momento, outros padeiros inovaram, colocando outros ingredientes: alho, alicce, peixes e a fama de Nápoles correu o mundo. Contam os historiadores que a primeira pizzaria Port Alba tornou-se um grande ´ponto de encontro de personalidades, dentre elas, Alexan-dre Dumas que citou em algumas obras as variações da pizza.

Os imigrantes italianos levaram a pizza aos Estados Unidos, ao Brasil e aos outros países.

No dia 10 de julho, desde 1985, é comemorado em São Paulo o “Dia da Pizza”

A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luis de Carvalho e comemorada festivamente em toda a paulicéia.

Em Guarujá, o dia da pizza será comemorado festivamente;


Pizza quadrada

A pizza quadrada em diversos sabores e fatiada, tipicamente italiana chegou ao Brasil através da empresária Marisa Raucci.

A pizza é degustada em uma embalagem especial assim como preparada em forno especial também e os sabores cuidadosamente elaborados.

Durante o mês de julho, a pizza é um dos pontos altos do Boulevard do Casa Grande, despertando os mais vitoriosos elogios.

Marisa Raucci é proprietária do Espaço 1 na Praia de Pernambuco, destinado a eventos e a pizza quadrada é também servida em festas comemorativas: aniversários, etc.

Espaço 1

Estrada de Pernambuco 250 entrada do condomínio Acapulco (antiga residência da família Fittipaldi)

Tel. 3355-9917



Nazareth Moreaux

Tel. 3382-2436 8152-8202

Nenhum comentário: