Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mundo moderno

Mundo moderno

O mundo científico e tecnológico vem desenvolvendo-se de maneira surpreendente, e necessitamos estar muito atentos a isso tudo, para termos pelo menos noções do que vem ocorrendo neste maravilhoso “mundo novo” e globalizado.
Houve época há pouco tempo atrás, onde as informações eram mais estáticas, o que trazia um certo conforto para a nossa cultura e aculturamento. Por exemplo, sabíamos historicamente que o Brasil foi descoberto no dia 22 de Abril de 1500, por Pedro Álvares Cabral. Hoje isso além de ser questionável ainda nem se pode afirmar categoricamente que a data da descoberta está correta. Alias, hoje muitos historiadores estão datando as ocorrências históricas colocando datas próximas e alternativas para os fatos históricos. Não se iludam se nestes próximos dias aparecer nos livros que o Brasil foi descoberto entre 1498 e 1502. Do dia exato nem se falará mais. E, Pedro Álvares Cabral, ...talvez...
O mesmo ocorre com as invenções que já marcam nosso tempo há pelo menos dois séculos. Por exemplo, já não se pode afirmar categoricamente ter sido Guglielmo Marconi o inventor do rádio. A história já registra uma série de inventores como Alexander Popov e até o padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, que já está aparecendo com resultados dessa invenção pelo menos dois anos antes de Marconi. E isso também vale para as demais invenções .
Uma outra característica que se pode notar nos eméritos cientistas desse período é que foram ecléticos em suas invenções, descobertas e participações em trabalhos científicos.
Assim chamou-me a atenção a necessidade de que nós, utilizando-nos dessa maravilha moderna chamada Internet e os Google’s e Yahoo’s por extensão ( que apresentam inúmeros sites de pesquisa) estejamos interessados em fazer nossa pesquisa de forma intensiva e exaustiva, procurando “esgotar” o assunto; e mais que isso, termos uma sólida cultura de base para podermos ter critérios válidos e adequados para a validação dessa pesquisa. Isso é a meu ver, fundamental.
Estou levantando essas questões pois fui surpreendido por algumas respostas em provas que apliquei a alunos, e felizmente apenas uma minoria acabou confundindo muitas coisas. As questões versaram sobre um dos “criadores” do Pragmatismo. Na pauta era John Stewart Mill. Mas poderiam ser vários outros. Alguns alunos responderam como sendo Charles Sanders Peirce, o que também estaria certo. Digo estaria, pois o Peirce , alem disso, dedicou a maior parte de seu tempo trabalhando com o que ele mesmo denominou de Semiótica, tida como “ciência geral de todas as linguagens”. Mais ainda, em outra questão queríamos saber a visão do pragmatismo de um outro cientista, o John Dewey. Ocorre que o Dewey era também um educador, e dedicou muito de seu tempo e capacidade no estudo e desenvolvimento da educação infantil.
E é ai que eu provo a minha tese, pois alguns alunos misturaram pragmatismo com Semiótica e pragmatismo com educação infantil. Foi uma pena, mas levantou para mim a necessidade de enfatizarmos junto aos alunos a necessidade não apenas de se fazer pesquisa na Internet, mas sobretudo de estar muito preparados para isso.

Colaborador Clívio Modesto

Nenhum comentário: