Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Não coma na praia.Não leve comida para a praia.

30% dos atendidos com diarreia no Guarujá (SP) são turistas, diz prefeitura


Atualizado às 16h33.

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Cerca de 30% das pessoas atendidas pela prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, com diarreia são turistas, de acordo com a diretora de vigilância em saúde da prefeitura do Guarujá, Ana Terezinha Lopes Plaça. A cidade vive um surto de diarreia ----o problema também foi enfrentado no verão do ano passado.

De acordo com Plaça, a maioria das pessoas atendidas frequentou a praia, comprou comida de vendedores ambulantes ou levou comida de casa para praia. Se não armazenados de forma adequada, estes alimentos podem estragar com o calor.
Além de diarreia, os afetados apresentam vômito e dores abdominais. Os sintomas costumam durar cerca de três dias.
Para se proteger, todos devem beber sempre água filtrada ou fervida, observar a validade dos alimentos e cuidar da higiene pessoal --principalmente lavar as mãos antes das refeições. É recomendável ainda evitar o sol nos horários de pico e beber bastante água.
De segunda (3) até quinta-feira (6) foram registrados cerca de 960 casos de pessoas que apresentaram sintomas de virose. A prefeitura afirma que o número de casos até agora está "dentro do padrão de normalidade" e é reflexo do grande fluxo de pessoas junto com períodos de chuva e calor, que facilitam a deterioração de alimentos, a contaminação da água e a transmissão de doenças.
O surto foi percebido pela prefeitura na segunda-feira, e uma tenda climatizada foi montada ao lado do pronto-socorro para receber exclusivamente pacientes que apresentem os sintomas de virose. Pessoas com quadro mais grave passam por exames de sangue para excluir a possibilidade de alguma outra doença.
As causas da doença ainda não são conhecidas. O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e um laboratório local receberam exames e devem analisa-los até o início da próxima semana.
No surto do ano passado, foram registrados 1.774 casos. Exames de laboratório revelaram que a causa foi o norovirus, que se instala no intestino ou no estômago --e por isso também é encontrado nas fezes e no vômito da pessoa infectada.
Para a administração, tudo indica que o agente causador deste surto é o mesmo identificado em 2010. O vírus causa diarreia e pode vir acompanhada por vômito e dores no corpo. Os adultos são os mais afetados.

*Grifos nossos

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito estranho.... Sou moradora e tive todos os sintomas...Nada como nos quiosques da praia (enseada) e não entro no mar desde fevereiro do ano passado (2010). Tem coisa errada...Talvez a Prefeitura não queira assumir o descaso/abandono para com a cidade. Será?????

Anônimo disse...

Acho que está na hora de processar a Sabesp. Só assim tomarão providências!

Anônimo disse...

Todos os órgãos responsáveis pela qualidade d'água devem ser processados. A prefeitura empurra para a Sabesp. A sabesp empurra para não sei quem, e assim segue.
Afinal para que serve a prefeitura do guarujá? Se chovesse como está chovendo em sampa, metade da população estaria internada não sei onde, já que nada se faz também na área da saúde, assim como, saneamento básico, asfalto, esgoto a céu aberto na praia, etc. etc. Estou enviando matéria para o Datena para verificar possibilidade de colocar no ar tudo que está acontencendo na cidade. ACORDEM: Prefeita, vice-prefeita, secretários, vereadores. A resposta para a falta de sensibilidade e descaso para para a população já deu o que tinha que dar. A resposta, com certeza vocês conhecerão na próxima eleição.