Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Festa de Iemanjá reúne fé e oferendas



A preocupação dos organizadores foi manter a religiosidade do evento

As águas do céu e do mar saudaram a festa em homenagem a uma das mais importantes orixás nas religiões de matrizes africanas, Iemanjá. Os adeptos e fiéis compareceram em massa à procissão e celebração promovidas pela Prefeitura de Guarujá e realizadas na Praia da Enseada, na noite de quarta-feira (2). 
A Festa, este ano, teve um olhar diferenciado por parte da Administração Municipal. O foco sem dúvida foi a preocupação com a religiosidade do evento, isto é, nada de palco e de pronunciamento oficial, apenas fé e oração. A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, acompanhou a procissão junto aos mais respeitados líderes espirituais da Cidade. 
Na ocasião, a prefeita de Guarujá falou sobre a importância do respeito à  diversidade religiosa: “o papel da Administração é assegurar o apoio as diversas manifestações religiosas. Abrimos o calendário anual de festas religiosas com a festa do padroeiro, Santo Amaro (15 de janeiro), e tivemos a mesma atenção e preocupação com a Festa de Iemanjá. A Coordenação Especial de Política de Promoção a Igualdade Racial e a Secretaria da Cultura estão de parabéns pelo trabalho contra a intolerância religiosa. Produzimos cartilhas informativas e trabalhamos o tema nas escolas”. 
Esse ano a estrutura da festa foi diferenciada, ao todo, 20 tendas foram montadas nas areias da Praia da Enseada, reunindo assim 30 entidades e reuniu milhares de pessoas. A Associação dos Quiosqueiros de Guarujá deu apoio à festividade e doou mil garrafas d’ água, que foram distribuídas aos participantes. 
A Festa teve inicio com a procissão, que saiu da frente do Teatro Procópio Ferreira com a imagem de Iemanjá, após a chegada na praia e abertura oficial do evento com a queima de fogos e, por fim, o tradicional lançamento do barco de oferendas no mar. 
Calendário – A Festa em homenagem a Iemanjá é comemorada tradicionalmente todo dia 2 de fevereiro. A celebração religiosa é organizada pela Prefeitura de Guarujá e faz parte dos calendários turísticos do Município, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e da Secretaria de Estado da Cultura.

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação – Tel.: (13) 3308-7470

Nenhum comentário: