Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pérola do Atlântico, que sempre atraiu brasileiros e estrangeiros, deixa a desejar em infraestrutura e tem perdido público a cada ano. No verão deste ano teve até praias vazias

Do Jornal Diário de São Paulo 


A população e os turistas pedem socorro. Comerciantes reclamam que a alta temporada de 2010/2011, pelo menos até agora, foi uma das mais fracas dos últimos tempos. 

Diversos são os culpados: uma virose (possivelmente provocada pela água  contaminada por esgoto), falta de atrativos, lixo acumulado no fim de tarde e um "mar vermelho" de guarda-sóis de uma marca de cerveja que invadiu a areia das praias.
"Esta temporada foi tão péssima quanto a anterior, quando tivemos dengue e problemas de violência. Este verão foi mais curto, a virose e as chuvas atrapalharam e também o Carnaval ficou para mais tarde, o que acabou afugentando os turistas", diz o presidente da Associação de Comerciantes do Guarujá, Marcelo Stuque, ao ressalvar que ainda não tem os números fechados desta temporada.
O auxiliar operacional Marcelo de Brito teve de faltar ao trabalho por 8 dias para acompanhar o filho de 4 anos no hospital em janeiro, vítima de uma "doença que ele pegou no mar". "Ficou com diarreia e vômito depois de ir à praia da Enseada. 
Não há banheiros públicos e as pessoas fazem as necessidades no mar. Também tem esgoto direto. É claro que vai ter doença", diz Brito, que pegou amostras da água parada em três locais da cidade e entregou ao Greenpace e ao Ministério Público.
Fazem coro a ele  donos de quiosques na areia, em frente à Avenida Miguel Estefano, que enfrentam poços de água contaminada e parada afastando turistas. "Esta temporada foi a pior nas vendas dos últimos 10 anos. Esta sujeira afasta os banhistas", critica o comerciante Horácio Ramos. Ao lado dele fica o quiosque de Edinéia da Costa, onde parte das paredes desmoronou com a invasão de esgoto. "Aqui tem cocô e fede ruim. É um nojo", diz ela.
Turistas também reclamam. Acompanhado de dois casas espanhóis, o aposentado Miguel Fernandes diz que falta investimento da prefeitura em infraestrutura para atrair e manter o turista na cidade. "Os banheiros são uma sujeira. À noite, na hora de pico nas ruas, o lixo fica acumulado e só é recolhido no dia seguinte. Não cuidam da cidade".
O engenheiro Omar Parfume, de 58 anos, passa há seis anos as férias no Guarujá e diz que nunca viu as praias tão vazias. "Meu filho pegou  virose no ano passado e neste ano. Agora tomamos mais cuidado. Parece que os turistas ficaram meio acuados em vir para cá nesta temporada, muita gente já passou mal", diz Omar, que convenceu até vendedores ambulantes de comida a usar luvas descartáveis.
Prefeitura nega queda no turismo da cidade
Guarujá  estranha a reclamação dos comerciantes  "com a temporada desfavorável", pois "a sociedade civil e associações,  como o Guarujá Convention  Bureau, celebraram momentos de 100% da ocupação hoteleira". O Réveillon e o feriado do dia 25 foram as principais datas da temporada.
Esgoto clandestino é alvo de investigação
Em nota, a Prefeitura do Guarujá diz que faz vistorias frequentes a galerias das praias, como a Enseada, em parceria com o governo do estado. A prefeitura multou a Sabesp  por causa de dois vazamentos de esgoto na cidade diretamente nas águas das praias de Enseada e Pitangueiras. A Sabesp disse que irá recorrer e, até hoje, a multa não foi paga e a situação continua a mesma.
foto: Lilo Clareto/ Diário SP



R$ 303   
mil foi o valor da multa que a  Sabesp recebeu por jogar o esgoto no mar

Falta infraestrutura de saúde pública

A administração pública não se manifestou sobre outros  problemas críticos apontados pelos turistas, como o lixo acumulado e a falta de banheiros e chuveiros públicos, que inexistem em toda a orla das praias do Guarujá e só fazem aumentar a sujeira.

1 mil turistas pegaram virose em janeiro
http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/02/28952-guaruja+vive+o+pior+verao.html



Nenhum comentário: