Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Praias são principais atrativos de Guarujá




É impossível descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias, que encanta a todos. A ilha possui 27 praias, algumas urbanizadas, outras com acesso exclusivamente por trilhas em meio a Mata Atlântica, trazendo a combinação perfeita para quem quer tirar férias ou apenas passear pela Pérola do Atlântico.
A face sudeste da ilha está toda voltada para o Oceano Atlântico, sendo recortada irregularmente, formando várias enseadas com suas praias. A partir disso, a melhor tradução para a palavra Guaibê (antigo nome indígena para a Ilha de Santo Amaro), que foi definida como “várias enseadas”.
Para a secretária do Turismo de Guarujá, Maria Eunice Ribeiro Leão Grötzinger, a população tem como lar uma paisagem de beleza ímpar, que agrada todos os gostos. “É um privilégio morar em um lugar como esse. Nossas praias são limpas e com areias brancas, o que ressalta ainda mais as belezas naturais de Guarujá. Reforçando esse potencial, no mês passado, conquistamos para a Praia do Tombo o selo internacional de balneabilidade e infraestrutura, a renomada Bandeira Azul”, salientou a secretária.
Confira os perfis das 27 praias de Guarujá:
Praia da Armação – Tem 50 metros de extensão e um pequeno trecho de areia situado no leste da Cidade, conhecido como Rabo do Dragão. Suas areias voltadas para o Canal de Bertioga são circundadas pela vegetação da Mata Atlântica. O acesso é feito por uma trilha a partir da ligação de balsas Guarujá-Bertioga ou através de barco.
Prainha Branca – Ao lado da Praia da Armação, tem 1.350 metros de extensão, com ondas fortes à esquerda e com mar calmo à direita, proporcionado por uma ilha próxima que pode ser alcançada a pé. No local, há uma antiga colônia de pescadores. O acesso é semelhante ao da Praia da Armação.
Praia Preta – Com 200 metros de extensão, tem acesso difícil pela costeira rochosa, que parte da Prainha Branca. É cercada por morros com vegetação da Mata Atlântica.
Praia do Camburi – Acesso por mar ou trilha partindo da Praia Preta. Bastante isolada, rústica e com muita vegetação nativa. Tem 300 metros de extensão.
Praia do Pinheiro ou Itaguaíba – Praia deserta, com 700 metros de extensão. O acesso fica após a Praia do Iporanga. Tem ondas moderadas e é cercada por Mata Atlântica.
Praia do Iporanga – Com 800 metros de extensão, é circundada por matas e possui a mais bela cachoeira da região, formando uma piscina natural de água doce.
Praia das Conchas – É uma pequena praia com 150 metros de extensão, localizada no loteamento Iporanga. A entrada fica a quatro quilômetros da estrada Guarujá-Bertioga.
Praia de São Pedro – Possui 1.400 metros de extensão. Tem ondas fortes, areia batida e muita vegetação (típica da Mata Atlântica). O acesso é feito a pé ou por barco.
Praia do Perequê – Tem 2.400 metros de extensão e seu nome teria origem indígena, significando “Pira-Ikê”, ou seja, “entrada de peixe”. Acolhedora e muito popular é considerada o reduto dos pescadores, levando o turista a saborear um delicioso camarão e todos os tipos de frutos do mar, pescados na hora. Atualmente, a Prefeitura realiza a construção do Píer do Perequê, um antigo sonho daquela comunidade caiçara.
Praia do Pernambuco – Tem 1.650 metros de extensão e quer dizer “furo no mar” ou “entrada no mar”. É uma das mais belas e bem freqüentadas. Também conhecida pela freqüência de artistas e por ser ponto de parada de embarcações de passeio.
Praia do Mar Casado – Tem 500 metros de extensão e recebeu este nome porque, na maré alta, suas águas se encontram com as da Praia de Pernambuco. A Ilha do Mar Casado é que faz com que aconteça o fenômeno do encontro das águas.


Praia de Sorocotuba – É quase deserta e com apenas 100 metros de extensão, fica no sopé do morro do Sorocotuba.


Praia do Éden – Tem 50 metros de extensão e fica na Reserva Ecológica do Sorocotuba, um dos últimos recantos preservados do litoral paulista. Fica encravada no meio de rochedos, tem areias limpas e um mar verde-azulado. É ideal para a prática de mergulho, sendo possível admirar nos fins de tarde tartarugas e outros animais da fauna aquática. O acesso é feito pela estrada Guarujá-Bertioga. Subindo a pista asfaltada do Morro do Sorocotuba, a cerca de 150 metros acima está a entrada para a praia. A partir daí, é necessário descer uma trilha íngreme, de cerca de 5 minutos, em meio à Mata Atlântica.
Praia da Enseada – É a primeira praia ao norte de Pitangueiras, separada desta pelo Morro do Maluf. É a mais extensa da ilha de Santo Amaro, com 5.650 metros.  Na temporada, recebe diversos eventos esportivos. No fim da praia fica localizada a Ponta do Tortuga, muito procurada pelos adeptos dos esportes náuticos, como jet skis e iatismo.
Praia de Pitangueiras – Localizada na área central da Cidade, possui 1.800 metros. Tem grande concentração de turistas. É popular pela prática de surfe junto ao Morro do Maluf.
Praia das Astúrias – Separada de Pitangueiras por um costão de pedras, tem 1.100 metros. Bastante freqüentada por turistas, tendo águas calmas e boas para banho. Sua beleza é realçada pela presença de barcos de pescadores junto à Ponta das Galhetas.
Praia do Tombo – Com 856 metros de extensão, conquistou no ano passado o selo internacional Bandeira Azul por sua balneabilidade e infraestrutura. O nome deriva de sua conformação geológica e por possuir mar bravo. Bem em frente à praia é visível a Ilha da Moela, onde fica o Farol da Moela, construído em 1836 e ainda em atividade.
Praia do Bueno – Possui 400 metros e tem acesso restrito, por situar-se na área do Forte dos Andradas. Geralmente é freqüentada pelos visitantes da edificação militar.
Praia de Fora ou Moisés – Uma das menores praias de Guarujá, com apenas 50 metros de extensão, e caracterizada pelas águas calmas. O acesso é feito somente por barco.
Praia do Monduba – Praia deserta com cerca de 400 metros. Tem águas em tom de esmeralda. O acesso de banhistas só ocorre com autorização do Exército, que também oferece passeio monitorado à sua principal atração, o Forte dos Andradas.
Praia do Guaiúba – Com 790 metros e águas calmas, conta com excelente balneabilidade. O acesso se dá logo após a entrada para o Forte dos Andradas. É cercada por morros e rodeada por casas de veraneio, cortadas por ruas de terra.
Saco do Major – Tem esse nome em virtude de sua topografia e ter sido moradia de um oficial aposentado. Para chegar, segue-se em mar aberto em direção à Ilha da Palmas, contorna-se a Ponta Grossa e entra numa baía. A existência de formações rochosas próximas a orla dificultam a aproximação de barcos, mas é possível aproveitar para nadar até a areia nas águas cristalinas do lugar.
Praia do Congava ou Sangava – Tem 300 metros, águas calmas e claras. É parada obrigatória para mergulho. O acesso é feito por trilha pela Praia do Goés ou barco.
Praia do Cheira Limão – Localizada entre a Praia do Góes e a Praia do Congava. Seu nome deriva da sua localização ao pé do Morro dos Limões, sendo difícil o acesso por terra. Tem águas mansas, claras e cerca de 20 metros de extensão. O acesso é feito por embarcação pela Ponte dos Práticos, em Santos, ou por trilha, a partir da Praia do Góes.
Praia do Góes – Tem 250 metros, sendo formada por uma colônia de pescadores. Possui  mar tranqüilo, com águas claras e difícil acesso. Para chegar é preciso pegar a embarcação na Ponte dos Práticos (Santos) e seguir por trilha ou ir direto por trilha em Santa Cruz dos Navegantes.
Santa Cruz dos Navegantes – Com cerca de 750 metros, é rústica. Parte de seus habitantes exercem atividades ligadas à pesca. O acesso pode ser feito por terra (Guarujá) ou mar (Ponte dos Práticos – Santos). Sua principal atração é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída em 1585 para servir como defesa do porto.
Fortaleza da Barra Grande – Com 30 metros de extensão, está localizada junto à guarita do lado sudoeste da Fortaleza.

São Paulo é do caralho mais é uma merda.
Já o Guarujá está uma merda,mas é do caralho!!!! M.G.



1º de fevereiro de 2011 - Turismo – Belezas naturais e opções de lazer são atrativos das praias de Guarujá

Nenhum comentário: