Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Guarujá cria medidas para combater a violência

 
Os municípios têm um papel central para o aperfeiçoamento da segurança pública no Brasil. Por isso, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), órgão responsável pela implementação das ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em Guarujá, é responsável pelo Observatório de Segurança Urbana, que atuará como ferramenta estratégica.
 
O Observatório iniciou suas atividades em agosto do ano passado e tem como objetivo coletar dados sobre violência e criminalidade junto aos mais diversos órgãos do Município. As informações são e reunidas em um só local, a fim de auxiliar o GGI-M quanto às ações que devem ser adotadas para melhorar segurança da Cidade.
 
O setor tem a função de contribuir no combate à violência, através de subnotificações e, ainda, identificar propostas e estratégias que venham combater a criminalidade. Com isso, é possível cobrar um ação mais efetiva do Estado.
 
Através das políticas públicas de segurança, a Administração Municipal tem como meta ser um referencial em modelo de gestão, contribuindo para a redução de homicídios dolosos e da violência em geral; prevenção a atendimento à vítimas de crimes de violência doméstica, racismo, homofobia e combate à exploração sexual; prevenção ao aliciamento de jovens ao tráfico de armas e drogas; prevenção ao uso de drogas; preservação da ordem pública e atendimento comunitário nos centros comerciais e áreas de grande circulação de pessoas.
 
Mediação de crises e conflitos urbanos (ambulantes e comércio informal); em ocupações de terrenos e imóveis particulares, eventos e manifestações em praças e espaços públicos; prevenção e controle da violência nas escolas, praças e parques; segurança turística e ambiental.
 
Guarujá também foi a primeira cidade da Baixada Santista que assinou o convênio com o Ministério da Justiça. Com a proposta, serão destinados R$ 1 milhão para melhorias na área de segurança. Parte da verba será utilizada na ampliação do sistema de vídeo monitoramento, 22 novas câmeras de alta tecnologia serão instaladas, totalizando 55 equipamentos pela Cidade. Outra parte será para compras de equipamentos para o Observatório.
 
Queda da violência – Utilizando como referência a Operação Verão que foi um sucesso, com queda significativa de 34% nos casos de roubo, 30% dos furtos e 11% nos roubos de veículos, segundo dados da Coordenaria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP); o GGI-M quer baixar o índice de criminalidade em todas as operações na Cidade.

Mais sobre o Gabinete – O GGI-M é um canal de interligação entre todos os órgãos de segurança pública que atuam no Município. Tem por objetivo identificar oportunidades que proporcionem a prevenção da violência de maneira integrada, envolvendo os segmentos de segurança pública na criação de propostas e avaliações sobre sua atuação na prevenção e combate à violência.
 

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública - Tel.: (13) 3308-7470

Nenhum comentário: