Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Guarujá intensifica abordagem para levar auxilio e dignidade aos moradores de rua



A Prefeitura de Guarujá, por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensifica a abordagem social aos moradores e as pessoas em situação de rua. Com objetivo de devolver a dignidade, os agentes de ronda ou educadores de rua, realizam este contato diariamente, em três períodos: manhã, tarde e noite. Além disso, os agentes atendem às denúncias livres e fazem buscas em diversos locais para aproveitar o efeito “surpresa” destas abordagens.
 
Como a Constituição Federal prevê o direito de ir e vir, os bons resultados do Agente, dependem da aceitação pelo morador em ser levado para o Albergue Municipal José Calherani, em caso de recusa é orientado quanto ao fato de não haver lei que garanta ao acolhido, o direito de transformar um espaço público em moradia. 
 
Quando a reação da pessoa abordada é negativa, o educador atua priorizando sua integridade e dos demais, no próprio local e ainda é acionado o apoio da Guarda Civil Municipal, que também enfatiza a necessidade da desocupação do espaço.
 
Segundo dados da Diretoria de Proteção Social Especial, braço da Secretaria de Desenvolvimento Social, além do acolhimento diário, é realizada a tentativa de inserir os cidadãos, nestas condições, à sociedade novamente. Somente no primeiro trimestre deste ano, 283 pessoas iniciaram o tratamento contra a dependência química. Enquanto para o mercado de trabalho, 171 foram encaminhadas e 72 foram inseridas. Para aquisição de nova documentação, 61 pessoas foram beneficiadas. Passaram pela rede de serviço do Município, 610 pessoas. A Diretoria também intervém com os recâmbios, que são as chances destas pessoas serem encaminhadas para suas cidades de origem. Neste mesmo período, 115 pessoas voltaram para suas cidades.
 
Para a Diretora, Eliane Akemi, uma das dificuldades enfrentadas pelo setor é a relação dos munícipes, comerciantes e turistas com os moradores em situação de rua, “temos que coibir a mendicância nas ruas e comércio”. Comentou.
 
O Albergue – O objetivo do Albergue Municipal é acolher e dar oportunidade de abrigo temporário ao morador de rua ou migrante. O local oferece alimentação e higienização, ambiente favorável que contribui para a elevação da autoestima, resgate da dignidade e exercício da cidadania.
 
A alimentação oferecida é supervisionada por uma nutricionista que elabora cardápio balanceado, que equilibra os nutrientes dos alimentos. De Janeiro a março, 5,3 mil refeições foram servidas, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
 
No primeiro trimestre deste ano, 518 pessoas passaram pelo albergue municipal. Além da abordagem social, a entrada no albergue pode ser feita pela “operação dignidade”, pelos Centros de Referências Especializados da Assistência Social-Creas e denúncias livres, etc.
 
Do albergue as pessoas são encaminhadas aos serviços necessários a cada situação, após a análise da realidade individual feita pelo serviço social. 
 

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública - Tel.: (13) 3308-7470

Nenhum comentário: