Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

domingo, 15 de maio de 2011

A praia do Tombo, no Guarujá, está na lista das cerca de 3 mil praias mais limpas do mundo.


A primeira do Estado de São Paulo e hoje a única do Brasil a ter a bandeira azul- o selo de garantia de qualidade da água. A certificação é concedida por uma Ong internacional. 

10/05/11 14:16 - Atualizado em 10/05/11 14:16


São 800 metros de areia limpa, banhados por água transparente. Assim é a praia do Tombo no Guarujá, litoral de São Paulo. Reduto de surfistas e de turistas que vem de várias partes do Brasil.
"Você nota diferença nesta praia em relação às outras?" Prá mim é a melhor praia do Brasil" diz a estudante Cecília Mazzeti
O sinal verde para o mergulho, antes  era só  da Cetesb, Companhia de Saneamento Ambiental do Estado. Agora  a Bandeira Azul que tremula no alto enche de orgulho os frequentadores. A certificação internacional concedida por uma ONG com sede na Dinamarca e que reúne 50 países, garante à praia do Tombo o status de uma das praias mais limpas do mundo.
"Foram 33 condicionantes técnicas que nós tivemos que observar e cumpri-las. as principais em primeiro lugar a eliminação de qualquer tipo de esgoto na praia, esgoto doméstico, clandestino" explica o Secretário do Meio Ambiente do Guarujá, Élio Lopes. "Tivemos que montar um núcleo de formação e educação ambiental onde são feitos cursos para orientar e educar principalmente os ambulantes que comercializam produtos na praia". conclui.
Foram 4 anos de trabalho para transformar a praia do Tombo. Investimento em instalação de equipamentos, sinalização e educação ambiental. Se foi difícil conquistar esta certificação ambiental, certamente vai ser muito mais difícil  manter a bandeira azul hasteada. Um exemplo é a praia de Jurerê Internacional em Santa Catarina que também tinha o selo.
Ela foi punida por conta das bitucas de cigarro e latinhas de cerveja e refrigerante encontradas pelo chão. Perdeu a bandeira azul que havia sido hasteada lá em quinze de dezembro  de 2010".
Mas para garantir a bandeira azul hasteada pelo ano inteiro e a qualidade da água, o pessoal do centro de educação ambiental faz todo dia, duas coletas, de manhã e a tarde. Pegam amostras do mar e da água pluvial para fazer a análise.
Durante a temporada, as fiscais cumprem a rotina diariamente. Com o apoio de guardas municipais elas caminham ao longo de toda a praia, e checam se está tudo em ordem. Ficam de olho no turista, no ambulante na areia e na água.

qualidade da água. 
A certificação é concedida por uma Ong internacional.

Veja a publicação original e o blog no link http://www.bandeiraazultombo.com

Nenhum comentário: