Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

sábado, 7 de maio de 2011

Turista fotografa bandido no momento do assalto em Guarujá

Polícia

Sábado, 7 de maio de 2011 - 08h05
Violência


Eduardo Velozo Fuccia

Créditos: Reprodução

Prova mais incontestável que a do criminoso no exato momento do delito não existe. Pois foi justamente apontando uma arma de fogo na direção de um turista quando pretendia assaltá-lo que Paulo Ronaldo da Silva Gomes, de 21 anos, teve a sua foto tirada. 

O mais incrível é que a cena foi registrada pela própria vítima, logo após a saída do túnel da Vila Zilda, em Guarujá. Morador em São Paulo, o turista dirigia uma Hyundai Santa Fe e retornava para a Capital com outras pessoas quando um rapaz se posicionou na frente do veículo com uma arma de fogo apontada para a sua direção. Apesar do risco de iminente do disparo, ele não parou e acelerou o carro. 

Em seguida, confiante na blindagem do automóvel, ele retornou para testar a ousadia do rapaz. Novamente, ao perceber a aproximação do veículo, Paulo apontou a arma na tentativa de forçar a parada da vítima, que desta vez o fotografou, antes de prosseguir seu trajeto e evitar pela segunda oportunidade a consumação do assalto. Boletim de ocorrência sobre a tentativa de roubo, praticada durante o dia, foi registrado na Delegacia de Guarujá. 

Posteriormente, por e-mail, o turista enviou à Polícia Civil a foto do crime. Com base nesse material, investigadores chefiados por Paulo Carvalhal conseguiram identificar o acusado e detê-lo. Para corroborar o flagrante fotográfico, os policiais civis apreenderam a roupa que o acusado vestia na ocasião do crime. Eventual e futura alegação de montagem fotográfica também ficou prejudicada com a confissão de Paulo.

 Ele admitiu ser a pessoa que aparece na foto, além de confirmar a sua intenção em assaltar o motorista da Santa Fe. O rapaz, inclusive, indicou os nomes de três comparsas, dois dos quais também foram detidos. 

De acordo com Paulo, ele portava um revólver calibre 32, que lhe foi emprestado por um marginal apelidado por Bolota. Jacques Miranda Lima, de 21 anos, e um adolescente, de 17, também foram apontados pelo rapaz da foto como parceiros que o acompanhavam, junto com Bolota, na tentativa de roubo ao motorista da Santa Fe. O bando é acusado de mais crimes. 

O investigador Carvalhal disse que a vítima só teve condições de reconhecer Paulo, porque suas atenções ficaram voltadas apenas para o acusado armado, não visualizando os demais. Bolota é o único integrante do bando que ainda não foi localizado. Os outros, apesar de 
detidos, tiveram que ser liberados, porque não houve prisão em flagrante. 



Local é considerado critico

O local onde houve a tentativa de roubo flagrado pela câmera do motorista da Santa Fe é considerado crítico pela elevada incidência de assaltos há vários anos. Até a eterna rainha do basquete, Hortência, foi roubada ali. As polícias Civil e Militar já detiveram diversos marginais que agem naquela área, aproveitando-se principalmente dos congestionamentos que se formam próximo ao túnel, tanto no lado da Vila Zilda quando no da Enseada. 

Ilhados nessas filas de veículos, os motoristas ficam sem opções de fuga e se tornam presas fáceis dos ladrões, que, geralmente, se aproximam em mais de dois e saqueiam celulares, relógios, dinheiro e o que mais houver de valor. Porém, ultimamente, as ações dos ladrões teriam sido facilitadas por obras no túnel, que o deixam parcialmente interditado em certas ocasiões, forçando a redução de velocidade independentemente de congestionamento. 

As obras também teriam gerado reflexos na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na chegada a Guarujá, onde fica o Paço Municipal. Para evitar transtornos, os motoristas utilizam a estrada, ao invés do túnel, deixando-a congestionada. "Todo o trânsito que vem de São Paulo tem que seguir pelo Centro. A fila do semáforo em frente à Prefeitura está chegando até o radar, atraindo os ladrões que se aproveitam do congestionamento", disse uma vítima. 


Prefeitura anuncia ações preventivas

Titular das secretarias Executiva de Coordenação Governamental e de Defesa e Convivência Social, Ricardo Joaquim Augusto de Oliveira, disse ontem que a Prefeitura instalou câmeras nos dois lados do túnel e na Avenida Tancredo Neves, um dos principais acessos a ele, como forma de prevenir e reprimir os roubos na região. Em contrapartida, ele criticou o fato de o efetivo da Polícia Militar ter sofrido redução no município. 

Segundo comentou, parte dos integrantes da corporação foi deslocada para a área continental de Santos. As câmeras são operadas pela central de monitoramento de vídeo da Guarda Municipal e qualquer situação suspeita imediatamente é repassada às polícias Civil e Militar para evitar a consumação de roubos. Mas quando a prevenção não surte o efeito desejado, as filmagens têm sido bastante úteis na repressão, ou seja, no esclarecimento de assaltos e na captura de seus envolvidos, conforme salientou o secretário municipal. 

Segundo ele, a Guarda Municipal, a PM e a Polícia Civil realizam um trabalho integrado em Guarujá. Joaquim também informou que a Prefeitura, para intimidar a ação dos ladrões que agem na Rodovia Cônego Rangoni, ampliou a iluminação no trecho próximo à entrada da Cidade, apesar de a estrada estar sob a responsabilidade da concessionária Ecovias. 

Por fim, anunciou que o fim das obras no túnel está previsto para junho, um mês antes da temporada de férias escolares. De acordo com o secretário, para minimizar os problemas no trânsito, as obras no túnel só acontecem à noite, nos dias úteis.

9 comentários:

José Vicente disse...

Por causa deste absurdo,me mudei de Guarujá, pra nunca mais voltar. Eu estava atrás do Santa Fé. Morava na Vila Julia, num prédio na Av Santa Maria. Estava, nesta tarde, indo para vindo do trabalho e indo para o dentista. Tive que diminuir a velocidade, o carro atrás de mim quase bateu e pra mim foi o fim da minha intenção nesta cidade. É infeliz a situação. Moradores presos em seus medos e o poder público, indecentemente, não evita. Os Policias Civis e Militares, fazem o que podem. Mas milagre, segundo a bíblia, só Jesus.

Anônimo disse...

FUI PASSAR O FERIADO DA SEMANA SANTA NO GUARUJA COM A FAMILIA, EU E MAIS 06 PESSOAS.CHEGAMOS LÁ POR VOLTA DAS 20:30 HRS DO DIA 20/04/2011, NA ENTRADA DA CIDADE, TINHA UMA FAIXA DE TUNEL INTERDITADO, PEGAMOS O CAMINHO QUE INDICAVA ENSEADA E EM UMA LOMBADA, FOMOS ABORTADOS POR UM BANDIDO ARMADO QUE COLOCOU A ARMA NA CABEÇA DO MEU MARIDO, JUNTOU MAIS UNS SEIS BANDIDOS EM VOLTA DO CARRO BATENDO NOS VIDROS PARA QUE ABRISSEMOS AS PORTAS, - LEVARAM TODA NOSSA BAGAGEM,DOCUMENTOS, DINHEIRO, RELOGIO, GRITANDO COM A ARMA NA CABEÇA DO MEU MARIDO "VOU TE MADAR FDP", NA FRENTE DE MINHAS FILHAS, QUE ATÉ HOJE ESTÃO TRAUMATIZADAS. NUNCA MAIS VOLTO NAQUELA CIDADE!!!!

Anônimo disse...

e esse vagabundo não foi preso porque isso não é flagrante..
é um absurdo a incapacidade desses policiais!

Anônimo disse...

hoje em dia é impossivel voce viajar para o litoral sul sem o medo de ser assaltado. Em segundos esses bandidos levam tudo o que voce levou anos para adquirir, quando não levam sua vida tambem. è uma vergonha.

Anônimo disse...

A única solução, meus cidadãos desta cidade, é "meter" bala nesses FDP. Tolerância zero(0). Como diz o ditado, "bandido bom, é bandido morto" ou você será o morto! Infelizmente é assim que funciona! Fiquem em alerta. Mandou parar, atroplela!

Anônimo disse...

hoje em dia é cidadão trabalhador preso em casa e bandido solto na rua

Anônimo disse...

986TIVEMOS CARRO ROUBADO DENTRO DE UM ESTACIONAMENTO PAGO E O DONO NAO FOI AVISAR NEM CHAMOU A OILICIA É TUDO TRETA DESSE POVO
FUJAM DO GURUJÁ LA É A PROPRIA BABILONIA BANDIDO VAI PRA PRAIA A POPULAÇAO FICA PRESA EM CASA PQ SE SAIR ELES MATAM

Anônimo disse...

Eu estava na praia de Pitangueiras a noite, num final de semana (01/12/2012) c minha namorada conversando, quando veio um rapaz com uma bicicleta por tras e anunciou um assalto. Disse que estava armado e com a mão na cintura levou minha camera digital 600,00; 70,00 dinheiro e 2 celulares d pouquíssimo valor. Dela não levou nada. Na dúvida se estava armado ou não, entregamos o q ele pediu. Não se pode ter paz? não se pode ter e carregar uma câmera para ter registros da viagem? Não se pode mais ficar na áreia da praia msm sendo a noite? Policiais? não vimos um após o episódio. Se vão passear em Guarujá, cuidado!
Marcello - São Paulo Capital

Elton disse...

Olha, eu fui passar o final de semana com minha namorada para ela conhecer o Guarujá e vários marginais se postaram da frente do carro, inclusive um parecido com este da foto com uma 38 atirando para cima. E há quinhentos metros atrás tinha um carro da polícia! A sorte que desviei do bando, quase bati de frente com um caminhão, mas é estressante em um final de semana para descanso passar por esta situação. Já passei vários anos no Guarujá e nunca mais volto depois disto!Fica uma péssima impressão para quem visita pela primeira vez!