Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

domingo, 15 de maio de 2011

Verdades sobre o projeto Bandeira Azul na Praia do Tombo



14/5/2011

  
A praia do Tombo/Guarujá-SP foi certificada pelo Programa Internacional Bandeira Azul, “título” que é concedido pela 
 Ong dinamarquesa FEE (Foundation for Environmetal Education), através de sua representante no Brasil, Instituto Ambiental Ratones (IAR), sediada no Rio Grande do Sul/RS, sem possuir:
1-       1-Acesso em número suficiente a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida – Idosos, gestantes, acidentados em convalescência, mães que conduzem carrinhos de bebês etc..
2-      2-Recipientes para coleta seletiva de lixo reciclável distribuído equitativamente ao longo da praia.
3-      3-Banheiros públicos e adaptados às pessoas com necessidades especiais , distribuídos equitativamente ao longo da praia.
4-      4-Chuveiros para os banhistas.
5-      5-Programa de conscientização e distribuição efetivo e permanente de sacos de lixo para os usuários da praia.
6-      6-Sistema de segurança e de vigilância - não há câmeras.
7-      7-Policiamento ostensivo e permanente.
8-      8-Programa de educação e incentivo à pratica do surf para crianças carentes. Uma vez que o local é reconhecido internacionalmente em razão de ter, em seu histórico, vários surfistas renomados.  Só para ilustrar, no último campeonato mundial, realizado este ano na Califórnia, o campeão foi Miguel Pupo, oriundo da praia do Tombo.
Além de tudo, fez vista grossa em relação ao acesso irregular, perigoso e fora das especificações da Agência Nacional de Normas Técnicas (ABNT), existente em uma das extremidades da praia – Rua General Rondon – que, por sinal, já vitimou algumas pessoas idosas – fatos que, se necessário, poderão  ser facilmente comprovados, pois são verídicos.
A Prefeitura, através da Ouvidoria, vem sendo notificada sobre os riscos de as pessoas utilizarem o acesso desde o ano de 2006. As reclamações foram feitas e publicadas no jornal O Estado de São Paulo em 2006/2007/2008 e 2009. Foi noticiado também pelo Vcrepórter - do Portal Terra; pela rádio Bandeirantes - reclamação lida no ar pelo radialista José Nello Marques;   no blog Inconfidentes de Guarujá , neste espaço etc......
Mas, até hoje – há mais de cinco anos -, nenhuma providência foi tomada.
Bandeira Azul?!?!?! Deveria ser Bandeira Vermelha!
 Isso, considerando que neste município pagamos um dos IPTUs mais caros do Brasil – proporcionalmente.
Em tempo:  o blog http://www.bandeiraazultombo.com/, que pelo próprio nome sugere propiciar e disponibilizar discussões sobre qualidades e defeitos do programa, não é afeto a publicar críticas. Só elogios. Também, estranhamente, o espaço para comentários fica de forma imperceptível ao final da página e são apagados de acordo com sua conveniência, ou seja, todas as reclamações até agora feitas foram deletadas.
Obs: Por questão de isenção e respeito, tenho todos os endereços eletrônicos das matérias acima citadas.

José Carlos Saliba, (55-11)7733-3170

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso me fez lembrar um artigo lido essa semana acerca da péssima qualidade de serviços que a Administração Pública disponibiliza ao cidadão; no entanto, o mais engraçado é saber que a fome arrecadatória parece não ter fim... "Brasil um país de todos" ou dos "companheiros????? Acorda Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!