Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Guarujá busca ter farmácia 24 horas

Reivindicação


Simone Queirós

Créditos: Rogério Soares
Farmácias não são obrigadas a funcionar durante a madrugada, mas vereador aponta necessidade

















Quem tiver que comprar remédio para dor de cabeça de madrugada, em Guarujá, provavelmente voltará para casa com enxaqueca. 
A Cidade não possui farmácia que funcione 24 horas. 
A situação motivou uma indicação do vereador Válter Suman (PSDC), aprovada este mês e já publicada no Diário Oficial do Município. Ele pede que o Executivo determine à secretaria competente estudos visando a implantação de plantões após a meia-noite entre as maiores redes farmacêuticas instaladas em Guarujá.

A reportagem também constatou o problema recentemente, ao percorrer mais de dez pontos a partir das 23h30 no Centro, Enseada e Vicente de Carvalho. Suman, que é médico, diz que tomou a decisão baseado nas angústias de doentes e familiares que precisaram recorrer a uma farmácia de madrugada."Parece coisa pouco significativa, mas muitos pacientes apresentam crise hipertensiva, complicação, por falta de uma única dose". 




Experiência

Ele próprio já passou por um drama há cerca de um ano e meio. "Meu pai infelizmente esqueceu de tomar uma dose no horário correto e lamentavelmente veio ater um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e faleceu. Eu não gostaria de ver um paciente meu ir parar na UTI porque não conseguiu comprar medicamento. Acho que é uma indicação simples, mas com efeito fantástico sobre  a população".

Suman destaca que há grandes redes de farmácia na Cidade."Elas geram empregos,arrecadam uma grande quantidade no nosso Município. Acho que seria um pequeno sacrifício diante do retorno que têm". Outro vereador também se preparava para tomar a mesma providência. Cândido Garcia Alonso (PMDB) chegou a elaborar um requerimento destacando a Lei Municipal 1.432, de1979.

Já naquela época Guarujá estipulou que as farmácias e drogarias estariam sujeitas a plantão obrigatório especial entre 22 e 8 horas. Porém, a lei não deixa claro se a abertura é obrigatória ou opcional. 



Pela determinação, o regime de atendimento noturno poderia ser feito "de portas abertas, de portas fechadas, gradeadas ou por postigos, mediante a afixação de placa indicativa, mediante a afixação de placa indicando onde pode ser encontrado o responsável pelo atendimento ou mediante a afixação de placa indicando o estabelecimento mais próximo em funcionamento naquele período".


Providência

A Prefeitura afirma que"entrará em contato com as redes de farmácia para buscar um acordo no funcionamento destes estabelecimentos pelo período de 24 horas, sem que a população e os estabelecimentos sejam prejudicados".

Nenhum comentário: