Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Defesa Civil discute incidência de raios na região nesta segunda

Prevenção

De A Tribuna On-line

Os representantes das Defesas Civis das noves cidades da Baixada Santista se reuniram na manhã desta segunda-feira para discutir sobre a incidência de raios na região. No último dia 6, a morte de um menino de 13 anos atingido por uma descarga elétrica na Praia da Enseada, em Guarujá, sensibilizou a população.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as condições meteorológicas no Sudeste são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de vento nos próximos 15 dias.

Para evitar que outras fatalidades como esta ocorram, o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Admir Gervásio Moreira, esteve nesta segunda em Santos e alertou as Defesas Civis regionais a enfatizarem a campanha de prevenção na região. A faixa de alerta diz: “Chuva, raio, trovoada...Se o tempo fechar, fuja da praia.”


O intuito é orientar moradores e turistas a não permanecerem na praia se as condições climáticas não forem seguras. 
Créditos: Carlos Nogueira
O Brasil é campeão mundial em incidência de raios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Cuidado

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por ano, são 130 óbitos e mais de 200 feridos. O Inpe contabilizou em 2011 no Estado 462.430 descargas elétricas, sendo que só em Santos foram 1.796.


Para os especialistas, 80% das mortes causadas por raios poderiam ser evitadas. O engenheiro Ernesto Tabuchi, da Defesa Civil de Santos, dá algumas dicas como se proteger durante as tempestades: sair rapidamente de locais descampados, como praias, praças, estacionamentos, quadras esportivas e proximidades de torres e linhas de energia elétrica; nunca ficar debaixo de árvores; mesmo em casa, evitar ficar perto de tomadas, janelas ou portas metálicas, não tocar em equipamentos ligados à rede elétrica, e não falar ao telefone ou celular com o carregador na tomada.


"Eles podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva. Por isso, o seguro é procurar logo um abrigo", disse Tabuchi. Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. "No entanto, a carroceria de um carro dá boa proteção, mas não se deve tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o veículo é sempre mais seguro dentro do que fora dele".


Legislação


Em Santos, por força da lei complementar 84, de julho de 1993, imóveis com mais de três pavimentos e depósitos de inflamáveis, explosivos, torres e chaminés elevadas devem ter para-raios, conforme diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nenhum comentário: