Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Guarujá evita 18% dos crimes por monitoramento com câmeras

Simone Queirós

Uma nova edição do Big Brother Brasil (BBB), programa transmitido pela Rede Globo, já está no ar. Mais uma vez, os olhos de telespectadores se voltam para as ações que se passam dentro de uma casa com homens e mulheres.

Entretanto, o que muitos podem não perceber é que eles próprios, muitas vezes, são protagonistas de ações que também estão sendo atentamente observadas por meio de câmeras de vídeo.

Créditos: Rogério Soares
Quando se vê situação considerada suspeita, a Guarda Civil Municipal aciona a unidade da Polícia Militar
O cenário, porém, é bem diferente. Os equipamentos flagram o que acontece em pontos estratégicos de vias públicas e prédios municipais. Em Guarujá, há 34 dessas câmeras espalhadas pelas ruas da Cidade. Só no ano passado, elas monitoraram 179 ocorrências.

A maior parte delas, ao todo 33 (18%), foi registrada com a natureza de “atitude suspeita”. Ou seja: a possível vítima foi identificada antes mesmo que algo pudesse acontecer. Essa, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Raimundo Silva Filho, é justamente uma das principais funções da Central de Monitoramento.

“Quando uma movimentação estranha é observada, se for necessário, já acionamos a (unidade da) Polícia Militar mais próxima do local para impedir que o pior aconteça”, explica Silva.

Em segundo lugar, estão os acidentes de trânsito, que motivaram 29 registros de ocorrências no ano passado. Os roubos e tentativas de roubo também ficaram na mira, respectivamente, em 20 e 13 ocasiões.

Créditos: Rogério Soares
Trinta e quatro câmeras estão distribuídas em pontos estratégicos de Guarujá
Ajuda

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, há casos em que as imagens são decisivas para que a Polícia Civil possa concluir casos.

Foi o que aconteceu, recentemente, quando marginais roubaram e balearam o motorista de um carro em frente ao Ginásio Guaibê, na entrada da Cidade. Os bandidos fugiram, e o homem, um turista, morreu em seguida. Dias depois, os policiais chegaram aos autores da ocorrência.

“As imagens ajudaram na captura. Às vezes, uma pessoa que está passando no momento pode ser a chave para desvendar o caso. Por isso, as câmeras têm um grande papel”, diz.

E as câmeras da entrada da Cidade flagraram 14 ocorrências em 2011. O número é o mesmo das proximidades do Túnel Juscelino Kubitschek, na Vila Júlia. Os locais só perdem, entretanto, para a campeã de registros na Cidade: a câmera instalada na confluência das avenidas Lídio Martins Corrêa e Tancredo Neves, na Vila Zilda. Foram 33 flagrantes no local.

Nenhum comentário: