Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Assim na Terra como em Marte


Valdir Dias

A curiosidade popular sobre o planeta Marte já levou o homem a delírios impensáveis, ao longo de nossa história de vida. Na arte, os exemplos são inúmeros e há clássicos até hoje insubstituíveis. A melodia de Life on Mars, escrita pelo inglês David Bowie na década de 70, ainda hoje embala a emoção e o sonho que mantêm vivo o perfil psicodélico de cada geração. Nenhum delírio ainda havia sido tão grande, entretanto, como gastar dois bilhões e meio de dólares para levar um jipe e uma máquina fotográfica para além do universo. 
Ao tentar entender a origem de tudo, muitas vezes ignoramos detalhes minúsculos, mas não menos importantes de nossa existência. A cura de certos males e uma visão microscópica do que está certo ou errado em nosso próprio planeta são apenas algumas destas possibilidades. Não. Este não é um discurso enviesado e retrógrado sobre os avanços da ciência. Antes disso, é um manifesto pela tomada de posição sobre questões locais. 
Exemplo. Há nove candidatos que se apresentaram para a disputa da Prefeitura de Guarujá, uma das mais ricas da região, com um orçamento anual que ultrapassa a cifra de um bilhão de reais. Diante das brechas de uma legislação confusa e cerceadora, os meios de comunicação eletrônicos tentam oferecer ao eleitor pequenas partículas do pensamento dos atores deste processo cívico. 
Em algumas destas entrevistas, podemos encontrar semelhanças entre o planeta azul e o vermelho. São discursos genéricos e pasteurizados, que versam sobre o aproveitamento mais correto do dinheiro público e de como a saúde e a educação receberão tratamento mais privilegiado no futuro próximo. Generalizar o discurso é uma fórmula genial encontrada pelos políticos para responder todas as perguntas sem oferecer qualquer resposta. 
De bom alvitre seria uma imersão coletiva dos candidatos em nossos minúsculos, mas não menos graves problemas pontuais. E obrigá-los a isso é uma função clara e exclusiva que cabe ao próprio eleitor. Há medidas simples, que precisam ser adotadas há anos, mas que perdem espaço para macro projetos e planos mirabolantes, que prometem de tudo ao começar um novo governo, até uma improvável reinvenção da roda. Escolha um problema, questione seu candidato e confira se ele vive na Terra ou em Marte.

Valdir Dias
Jornalista

Nenhum comentário: